quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

O respeito.

O que é o respeito?
Palavra que soa estranha para quem   houve ou para quem fala.
Sempre procurei ser uma pessoa respeitosa com todos, não  falar palavrões , não humilhar as pessoas, falar o que é o necessário e não qualquer coisa que me venha a  cabeça, guardar para mim críticas excessivas que podem magoar.
Ao longo de 3 anos isso de fato norteou a minha relação amorosa também.  Em nenhum momento eu fui desrespeitosa mesmo as vezes tendo vontade de se-lo.  Ao contrário de outras pessoas que humilharam, que xingaram, que fizeram a autoestima da pessoa ir para o ralo eu nunca fiz isso.  A ponto do meu terapeuta uma vez dizer que que achava isso legal da minha parte quando eu segurava a língua para não ser brusca ou criticar demais.
E como me segurei,  como vi e ouvi e me segurei . Não me arrependo do que fiz, não me arrependo  de nada no que diz respeito a pessoa e a relação.  Fiz imbuída de uma vontade suprema de ver tudo ficar bem, apostei nele e na relação e no amor que tínhamos.  Não me arrependo.
Mas me responsabilizo por não ter tido mais força para tirar  antes as conclusões que hoje tiro.
Fui sim manipulada mesmo que inconscientemente  por ele. Ele foi teimoso e cego e não conseguia ver os fatos claramente.  Talvez agora é que veja e isso que causa vergonha. Como pode ser tão tolo. 
Mas acontece.  A fragilidade dele era clara, mas eu queria acreditar que não era. Eu vi em uma determinada hora o que estava acontecendo e paguei para ver mais.
E vi ele se quebrar, chegar ao fundo do poço,doente e completamente desnorteado.  Em dois verões eu vi isso.
Mas ninguém podia fazer nada.  Ele sozinho é  que precisa se encontrar.  Se ele tiver essa consciência ficará bem.
A amiga dele tem toda razão.  Não será mulher, filho,pais ou amigos que poderão ajuda-lo. Isso todos já fizeram.  Agora tem que ser por si só.
Somente nessa consciência ele conseguirá.
Sinto e sinto muito não ter conseguido chegar onde queríamos

Ele tem razão em não querer ficar, é demais continuar.
Tenho que a aceitar que  não posso ficar, pois o que eu podia fazer já fiz. Que os planos não aconteceram e que tenho que partir para outros.
De nós restará aquela saudade grávida do poderia ter sido.  Por hora não será.  Nem sei se poderá um dia chegar a ser. Não cabe a mim, ultrapassa minha alçada.
Entendo que só amar nesse caso não é suficiente,  mesmo que incondicionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário