sábado, 24 de março de 2018

Sem título , sem poder e com perdão

Talvez ao final o título surja.
Os encontros de  Romeu e Julieta passaram a ser improváveis desde o dia que ele não  aguentou mais a própria história  e  resolveu temporizar e sair.
Mas  Julieta  estava pouco afetada com a história  dele. Tinha consciência  tranquila de só  ter feito  o era necessário e além  de tudo  só  ter feito o que Romeo mandava ela fazer.  Ou seja, Julieta,  embora todos considerasse braba e mandona , no caso em questão ,se rendeu aos caprichos de Romeu e só  fez o que ele  quis.
Ela acreditava tanto nele, que também  ficou  cega  para  ver que ele não  dava conta de sua própria  vida,  embora ele dissesse que sim.
Ele ia  perdendo aos poucos, a casa, proteção  da psique  e depois todo o resto  que já  estava deslocado, desenraizado, desterritorializado. Daí  para o fundo  do poço  foi rápido.
Mas é  que Romeu não  aceitava que  estava indo pelo caminho errado.
Mas Julieta  sabia, mas não  conseguiu  faze-lo mudar.
As vezes, Julieta acha que ele nunca conseguirá  ver a realidade . Que viverá  eternamente  fugindo de tudo. Isso  porque se não banca a própria  história  não  tem como ressignifica-la.
Na vida temos que vez por outra  ou sempre rever onde fomos. Uma anamnese básica  para  saber se o percurso  é  o correto. Se demos valor  as coisas certas e se temos que corrigir, voltar  atrás, pedir desculpas, deixarmos a prepotência  de lado e admitir que erramos,  que  falhamos porque  fomos teimosos e cegos e pedir desculpas por nossas  fraquezas, e pedir perdão  a quem ferimos e a nós  mesmos e acima de tudo perdoarmos.
Senão  fazemos isso   corremos  o risco de amargar o resto  da vida.
Podemos  até  fugir para religião  ou outros  tipos de fuga,mas aquele evento, trauma vai estar sempre ali.
Julieta acha que  com Romeu vai ser assim. E enquanto for assim ele não  conseguirá  ter uma boa relação  com ela.
Julieta não  tem bola de cristal,  mas sabe que é  assim. É tem pena de Romeu.Tem pena de desperdiçarem um história  tão  bonita por causa da falta de discernimento dele.
Ela sabe que por ela muita coisa  mudou . Ela reviu seus conceitos, tá  olhando seu próprio umbigo. Viu que o que buscava não  existe. Viu  que  sua insatisfação  era com ela mesma e não  tinha a ver com a forma  como deve  ser uma relação  madura. Viu  que  ele no seu caso de tratamento ,até  que   era normal. Mas ela era excessiva.  A forma  dela exigir é  que era errada. Mostrava uma coisa insana que ela  não  se dava conta.  E então  foi preciso perder para ver.
Tudo bem que Julieta sabe, que do jeito que ele estava  era impossivel a convivência.
Mas já  foi. O tempo  dirá  se Julieta  e Romeu já  finalizaram ou se algo  ainda acontecerá  entre eles.
Por enquanto, o medo que ela tinha se acabou dado ao acaso que veio bem a calhar. Mas ele parece que ficou meio  desconfortável.
Só  o tempo e o perdão. Auto  perdão  com próprio reconhecimento e perdão  do outro. Só  o perdão  nos liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário